23 de abril de 2017

Sobre o grupo

O grupo foi fundado em 30/10/2010, com objetivo de explorar trilhas e fornecer as informações gratuitamente para as comunidades locais, além de organizar eventos que incentivem a prática do desporto e a proteção ao meio ambiente. Somos um grupo de amigos, apaixonados pelas belezas naturais e com atuação em preservação de trilhas.

Conheça um pouco mais sobre o grupo e a estrutura dos eventos

Contribuição para os eventos

Somos um grupo sem fins lucrativos, o valor pago por evento é revertido em equipamentos como GPS, rádios comunicadores, câmeras fotográficas e outros equipamentos necessários para execução dos eventos com maior segurança bem como documentações necessárias para o grupo.

 Nossos condutores e suas funções

Os condutores são membros do grupo que conhecem o local e voluntariamente se dispõe a nos conduzir. A função do condutor no dia dos eventos é nos orientar sobre o melhor caminho, os atrativos e riscos do local.

Os condutores são responsáveis por tomadas de decisão, seja mudança do trajeto ou cancelamento dos eventos caso entenda que existem riscos eminentes.

O condutor é responsável por avaliar o ritmo do grupo, de forma que nenhum participante poderá ficar sozinho na trilha.  Os condutores devem ser respeitados dentro de sua função.

Estrutura dos eventos

As informações detalhadas dos eventos estão listadas no formulário de inscrição. Todos os eventos teremos no mínimo 3 voluntários do grupo envolvidos:

  • 1 condutor (responsável por puxar a trilha);
  • 1 fecha trilha (responsável por garantir q todos os participantes estejam juntos);
  • 1 membros ancora (este voluntário ficará disponível durante os eventos via telefone, deverá saber quais e quem são os participantes, horário previsto de volta e itinerário do grupo; caso até o horário limite o grupo não tenha retornado e esteja sem contato, tem a responsabilidade de acionar o grupo para devidas providencias);
  • Nenhum participante poderá estar à frente do condutor ou depois do fecha trilha.

Pontualidade

Todo o planejamento do evento é feito para que seja executado no tempo correto.  Programe-se para chegar 15 minutos antes do horário marcado. Você pode pegar transito no caminho e atrapalhar o evento desrespeitando os demais colegas que chegaram no horário.

Durante o evento o condutor dará as orientações sobre tempo de descanso, alimentação e contemplação em cada ponto de parada

Carona Solidária

Incentivamos a carona solidária, se você dispõe de vaga no carro ofereça carona, se você precisa de carona solicite.

Quem usufruir da carona deve ajudar o condutor nas despesas de combustível e desgaste, combine com seus colegas de evento.

Preparação pessoal

Vestuário

  • Roupas – prefira sempre roupas confortáveis e que facilitem o movimento e protejam pernas e braços. Calças que viram bermuda e camisetas leves de manga comprida são opções que atentem diversos tipos de trilha e clima. Cores claras além de conforto ajudam na sua visualização em meio à mata. Uma jaqueta impermeável (Anorak) e uma muda de roupa adicional são uma garantia de carro limpo e seco no retorno;
  • Calçados – sempre prefira botas com cano alto pois protegem de torções do tornozelo e bicos reforçados evitam acidentes com pedras. Evite estrear botas em trilhas longas e uma pequena folga na ponta dos dedos e uma amarração firme do cadarço evita machucar as unhas. Existem diversos modelos e tecnologias, mas o mais importante são robustez e conforto.

Alimentação

  • Bate e volta – Leve consigo de 2 a 3 litros água, nas trilhas nem sempre tem pontos de reabastecimento potáveis e dias quentes demandam bastante água. Outros líquidos são bem-vindos (isotônico, água de coco ou suco natural) e evite os com gás. Dê preferência a alimentos leves no peso e na digestão como frutas, castanhas, barras de cereal e sanduíches naturais e os divida em lanche rápido para o meio da manhã, almoço e lanche rápido para o meio da tarde;
  • Primeiros socorros – você pode contribuir bastante para amenizar situações de emergência levando consigo um cartão de identificação com informações sobre: alergias, tipo sanguíneo, medicamento de uso frequente, nome completo, dados de plano de saúde caso possua e telefones de contato para emergência. Um kit básico de primeiros socorros com material para limpeza de pequenos ferimentos e bandagens para proteção e imobilização além de analgésicos e antialérgicos. Demais medicamentos só com prescrição médica e são de uso pessoal;
  • Acessórios são grandes parceiros de viagem e podem torna-la muito mais agradável desde que você tome cuidado com a quantidade e peso. Bastão de caminhada apenas um, Câmera fotográfica do celular ou profissional ao seu gosto, protetor solar e repelente são indispensáveis, óculos de sol, boné ou chapéu ajudam bastante assim como algumas sacolas plásticas para recolher seu próprio lixo e proteger equipamentos da água. 

Em meio à Natureza

  • Educação ambiental e mínimo impacto

Estamos a caminho da natureza para aproveitar toda beleza que ela têm, então devemos cuidar para ela permanecer assim. Algumas atitudes são importantes, como não construir nada, deixar somente suas pegadas e não levar nada para casa além de fotografias e lembranças, não fazer fogueiras, não alimentar os animais, não cortar nem quebrar plantas e por mais que aquela flor seja linda, seu lugar é em seu ambiente natural.

  • Acondicionamento de resíduos, disposição de dejetos

Nosso lixo não faz parte da natureza. Ao ir para as trilhas, leve junto sacolas plásticas para trazer seu lixo, se conseguir recolher o que há na trilha, a natureza agradecerá. O lixo não pode ser queimado nem enterrado. Caso precise fazer suas necessidades, faça fora das trilhas e longe de fontes de água, se for o número “2”, deve-se enterrar.

Principais cuidados

  • Animais

Estamos em um ambiente repleto de animais, mas temos que ter cuidado com alguns. Podemos encontrar escorpiões, abelhas, mas principalmente aranhas (caranguejeira, armadeira, marrom) e cobras (cobra d’água, jararaca, jararacuçu, coral). Devemos tomar cuidado onde colocamos as mãos e sempre ficar atento por onde caminhamos. Para não ter riscos não tente tocar nem espantar estes animais.

  • Vegetação

Nossa região é composta por mata Atlântica, tendo uma enorme diversidade. Muitas vezes nas trilhas nos apoiamos em árvores para ajudar no percurso, mas temos que tomar cuidado. Algumas possuem espinhos no tronco como o xaxim e o tucum. Não podemos esquecer da urtiga.  Também podendo ter algum animal preso a vegetação.

  • Terreno

Percorremos diferentes terrenos em cada evento, passamos por terrenos com areia, pedras soltas, raízes expostas, buracos, lama, água corrente, limo, entre outros. Todo cuidado é importante para evitar uma queda para não machucar-se. Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas.

Situação de Risco

  • Me perdi do Grupo – o que fazer?

Primeiro de tudo: NÃO SE DESESPERE, nós iremos te encontrar. Em diferentes pontos é realizada a contagem do grupo para garantir que todos estão juntos. Mas caso se perca, fique parado no local, grite ou utilize um apito, ficar andando fará com que você se afaste mais da trilha e com estes sinais sonoros iremos te localizar.

  • Avise caso tenha que se afastar.

Em todo percurso haverá dois Condutores, um no início do grupo puxando a trilha e outro no final do grupo fechando a trilha. Se você sentir a necessidade de parar para utilizar o “banheiro” ou mesmo por não estar bem, avisar sempre o condutor que está fechando a trilha, pois ele irá te esperar.

Fazendo novos amigos

Aproveite o evento ao máximo possível, interaja com os demais, respeitando as individualidades.

E seja bem-vindo a matilha.